Anísio

Muito se fala hoje em educação, mas pouco nos recordamos deste grande educador. Lembram-se dele?

Segundo Darci Ribeiro, o Anísio Teixeira foi o educador mais brilhante do Brasil. Ele confiava na educação comunitária, lutava pelo fortalecimento da escola pública e achava que a escola era a cara da pátria. Lutou com ousadia pela renovação da universidade, onde hoje, felizmente, me parece que proliferam reitores e professores que lhe seguem os passos.

Em 2002, João Augusto de Lima Rocha organizou textos sobre Anísio, escritos por grandes intelectuais, num livro que recomendo: “Anísio em Movimento”, publicado pela gráfica do Senado, integrando a Coleção Biblioteca Básica Brasileira. De Anísio Teixeira, Gilberto Freire escreveu em 1960: ” é ele uma das mais completas personalidades de renovador da educação correlacionada com a cultura em geral – cultura no largo sentido sócio-lógico – que a América já conheceu.”

Não sei porque me lembrei de Anísio Teixeira hoje. Quem sabe, talvez, porque precisamos a cada dia mais cultivar a sua memória. A memória da educação no Distrito Federal. Levar adiante o Projeto do Museu da Educação do DF na Candangolândia.

Viva quem pensa nas crianças e nos jovens, em sua formação, seu aprendizado, seus valores. Vamos resgatar essa memória. Vamos recordar Anísio…

(Raul de Taunay, Brasília, 15 de outubro de 2014)

Deixar uma resposta